Shop Categories

Como Decorar o Seu Espaço Exterior

Como Decorar o Seu Espaço Exterior

Está a aproximar-se o bom tempo...o Verão...e os espaços exteriores da casa passam a ser os mais concorridos...
Seja para apreciar a vista, relaxar enquanto se vê o pôr do sol ou, simplesmente, sentir a brisa quente enquanto se toma um sumo natural na varanda e se lê uma revista no pátio...

 Uma varanda, um terraço ou um pátio são sempre uma mais valia...espaços que ganham uma nova vida, por isso, é preciso que estejam do seu agrado e confortáveis...Colocar vasos com plantas e flores da estação, criar espaços com mobiliário confortável, guardar um recanto para a zona de refeições e usar cores vivas, são apenas algumas ideias para decorar o seu espaço ao ar livre...

Plantas

Elementos verticais e em suspensão são uma boa solução para este tipo de espaços. As varandas, por exemplo, são espaços mais visuais do que espaços para estar, sendo normalmente uma extensão da sala de estar ou de um quarto.

Um espaço exterior é sempre associado a um espaço “green”. Por isso, no caso das varandas, a solução passa pela utilização de vasos ou hortas verticais, que vão ao encontro da restante decoração.

No caso dos terraços e pátios, uma vez que são espaços de maiores dimensões, os vasos podem ser grandes e as plantas utilizadas para tapar vistas indesejadas. As trepadeiras e os bambus são normalmente as plantas mais escolhidas para este fim...

Pavimento

O uso do mesmo tipo de pavimento no interior e exterior da casa é uma das técnicas mais utilizadas para dar a ideia de ligação entre os dois ambientes, e contribuir para o aumento do alargamento do espaço.

No fundo, as varandas e terraços servem para expandir o ambiente interior e devem refletir o mesmo estilo de decoração, cores e mobiliário, apesar dos diferentes objectivos...

Mobiliário e Materiais

A luz ambiente e a correta colocação do mobiliário são duas excelentes formas de dar destaque a alguns dos melhores recantos da sua varanda ou terraço.

A opção mais favorável são móveis de materiais resistentes e impermeáveis. Como estes ficarão expostos às mudanças climáticas, como calor, chuva e vento, desgastam-se rapidamente.

Móveis de metal, como o ferro, ou de fibra sintética, são boas opções para o seu jardim. Já os móveis de madeira, bambu e palha embelezam o ambiente, mas não devem ser expostos ao sol e à chuva. Recolha-os em uma parte coberta quando já não forem necessários.

Lembre-se sempre de que o conforto é primordial. Prefira móveis confortáveis e amplos, inclusive com almofadas nas cadeiras...

Sugerimos mesinhas, bancos, cadeiras e poltronas práticas, que podem ser facilmente movidas. Mobílias com rodas também são boas opções, pois são fáceis de guardar e transportar, tendo mais opções onde as colocar conforme der mais jeito e para poder variar a disposição do espaço.

Mesas e cadeiras de ferro dão um ar romântico ao ambiente e um toque de charme, como têm a vantagem de serem resistentes.

Sofás também são uma opção, com base em palha ou fibra sintética, são confortáveis. Note-se que devem ser limpos frequentemente e serem colocados em áreas cobertas.

Pode sempre optar por criar os seus próprios móveis...tornando o seu espaço exterior mais pessoal e especial...os móveis de paletes são uma excelente solução económica, que tem também a vantagem de estar na "moda" e de ser um estilo facilmente conjugável com outros estilos de decoração...